Bruxismo infantil: como identificar e tratar
Como identificar o bruxismo infantil e qual a melhor forma tratá-lo? Saiba mais sobre esse distúrbio e tire todas as suas dúvidas.
O bruxismo é um problema de saúde bucal que é bastante conhecido entre adultos, mas muitas dúvidas ainda surgem quando se trata desse distúrbio em crianças.
O bruxismo infantil realmente existe? Se sim, como identificar se o seu filho está passando por isso e qual é a melhor forma de tratar esse problema?
Neste texto, esclareceremos todas as dúvidas sobre bruxismo infantil.
O que é o bruxismo infantil?
O bruxismo é o movimento de apertar, cerrar ou ranger os dentes de maneira repetitiva. Essa movimentação ocorre, principalmente, durante o sono (noturno) e até mesmo em momentos de cochilos durante o dia.
As causas do bruxismo ainda não são tão bem definidas para os estudiosos, porém, algumas das possíveis razões envolvem fatores emocionais, como a ansiedade e o estresse.
O que o bruxismo infantil pode causar?
Este distúrbio afeta - e muito! - a vida de quem sofre com ele. Dentre os danos à saúde do paciente, há:
- Desgaste dos dentes.
- Amolecimento dos dentes.
- Dores de cabeça.
- Zumbidos no ouvido.
- Dores no rosto e maxilar.
- Dores no pescoço.
- Alterações no sono.
Se você percebeu que o seu filho possui algum dos sintomas descritos acima, é hora de agendar uma consulta com um odontopediatra para realizar uma avaliação. Agende a sua consulta conosco.
Como identificar se o seu filho tem bruxismo infantil?
Assim como acontece com os adultos que sofrem desse distúrbio, as crianças nem sempre percebem que possuem esse problema. Isso é muito comum, já que este é um hábito inconsciente e que ocorre durante o sono.
Por isso, é muito importante que os pais atentem-se às reclamações dos filhos em relação aos sintomas citados anteriormente.
Além disso, o acompanhamento com um odontopediatra se faz necessária. Em inúmeros casos, durante as consultas preventivas, o profissional consegue identificar os sinais do distúrbio e dar início ao tratamento.
Este tipo de acompanhamento é chamado de ortodontia preventiva, e você pode saber mais sobre essa área em nosso artigo Ortodontia preventiva: o que é e quando é necessária?
Porém, se o seu filho ainda não realiza um acompanhamento com um odontopediatra, entenda um pouco mais sobre qual é o momento ideal para agendar a primeira consulta e porque ela é tão importante em nosso texto Odontopediatria: qual o melhor momento para marcar a primeira consulta?
Como tratar o bruxismo infantil?
O tratamento do bruxismo infantil, diferente de outros problemas ortodônticos, deve ser feito em conjunto com o profissional de odontopediatria e, também, possivelmente, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, psiquiatras etc.
No caso do odontopediatra, o tratamento se dará como uma forma de auxiliar a criança com os danos já observados e visando evitar novos prejuízos.
O tratamento mais comum é o dispositivo para dormir. Ele é um aparelho feito sob medida que se ajusta facilmente à mordida, impedindo que os dentes superiores e inferiores se choquem durante o sono.
Porém, este dispositivo é uma forma de amenizar o distúrbio já existente. E é por isso que a intervenção de outros profissionais se faz necessária.
Se o bruxismo infantil do paciente for causado por estresse, por exemplo, é necessário que, por meio do acompanhamento psicológico, este problema seja melhor elucidado e trabalhado.
Assim, a causa do bruxismo deverá ser tratada e o problema poderá ser superado pela criança.
Consulte um profissional especializado
Se você possui dúvidas sobre o bruxismo infantil ou precisa de orientações para cuidar desse distúrbio com seus filhos, conte conosco.
Fale com a nossa equipe no WhatsApp.