Cárie: o que é e como tratar?
As cáries são uma das grandes preocupações quando se pensa em saúde bucal. Entenda o que são as cáries, quais são os sintomas e como tratá-las.
As cáries são uma das grandes preocupações que surgem quando se pensa em cuidado com a saúde bucal, especialmente tratando-se de crianças e adolescentes.
Entenda o que são as cáries, quais são os sintomas e como tratá-las.
O que é a cárie?
A cárie é uma doença causada por tipos específicos de bactérias. Elas vivem na boca e, quando há um acúmulo de placa bacteriana (restos de alimento), se transformam em ácido e começam a desmineralizar o esmalte do dente.
Isto ocorre quando não é feita a higienização adequada dos dentes.
Como identificar as cáries?
Existem alguns sintomas que podem demonstrar aos pacientes que eles estão com cáries, e você deve ficar de olho neles para buscar um tratamento com um profissional o mais rápido possível.
Um dos sinais é a aparição de manchinhas brancas na superfície dos dentes, e ele é mais comum no início da cárie, quando ela ainda não chegou tão profundamente no dente.
Já com a evolução do quadro, outros sintomas podem ser observados, como o inchaço da gengiva, maior sensibilidade nos dentes e até mesmo a dor tanto na gengiva quanto no dente.
É preciso bastante atenção para notar esses sinais, principalmente em bebês e crianças, já que, muitas vezes, eles próprios não conseguem demonstrar a causa de seu desconforto.
Como prevenir a cárie?
A prevenção da cárie é um trabalho que deve ser feito diariamente, na própria rotina de higiene bucal aliada a alguns hábitos. Veja:
- Escovar os dentes após as refeições e fazer uso do fio dental. Assim, nenhuma sujeirinha ficará para trás para servir de alimento para as bactérias presentes na boca.
- Manter uma dieta equilibrada, já que o consumo excessivo de açúcar prejudica a saúde bucal.
- Utilizar pastas de dentes que contenham flúor. Entenda porque o flúor é importante para a sua saúde bucal e a do seu filho em nosso artigo Pasta de dente com flúor: por que ela é tão importante?
- Comparecer ao dentista periodicamente. Dessa forma, a prevenção de diversos problemas bucais pode ser feita pelo profissional. Saiba mais sobre a ortodontia preventiva em nosso artigo Ortodontia preventiva: o que é e quando é necessária.
Qual é o tratamento para cáries?
O tratamento para a cárie vai depender de sua gravidade, ou seja, do quão comprometida está a estrutura do dente.
Geralmente, o tratamento para a cárie passa pela chamada restauração do dente. Neste procedimento, o profissional fará uma espécie de limpeza que removerá a cárie da superfície do dente.
Essa opção costuma ser indicada quando a cárie não atingiu o dente tão profundamente, por isso, ela é considerada um método pouco invasivo e bastante indolor, além de rápido.
Porém, nos casos em que a cárie já chegou na polpa do dente, é preciso partir para outros métodos de tratamento.
Um deles é o canal, também conhecido como obturação. Com o canal, a parte danificada do dente será removida, limpa e preenchida com material apropriado.
Em situações mais graves, pode ser necessária a remoção completa do dente, substituindo-o por uma prótese.
Procure um profissional especializado
Todos os cenários descritos acima requerem o acompanhamento de um profissional para que o diagnóstico e indicação de tratamento sejam feitos corretamente.
Se você possui dúvidas sobre cáries e quer buscar orientações ou agendar uma consulta para começar o seu tratamento ou o do seu filho, fale com a nossa equipe pelo WhatsApp.