Deformidades dentofaciais: o que são e como tratar?
Apesar do nome complexo, as deformidades dentofaciais são bastante comuns para a maioria das pessoas. Saiba como elas acontecem, quais são seus prejuízos para a saúde e a melhor maneira de tratá-las.
Apesar do nome complexo, as deformidades dentofaciais são bastante comuns para a maioria das pessoas.
Saiba como elas acontecem, quais são seus prejuízos para a saúde e a melhor maneira de tratá-las.
O que são deformidades dentofaciais?
As deformidades dentofaciais são alterações ou modificações nas proporções dos ossos da face, especificamente nas chamadas maxila e mandíbula.
Essas deformações podem ocorrer por conta da genética de uma pessoa, traumas faciais e até mesmo maus hábitos durante a fase de crescimento, por isso, é importante que haja, desde cedo, o acompanhamento de um odontopediatra para realizar a ortodontia preventiva.
Saiba mais sobre a ortodontia preventiva em nosso artigo Ortodontia preventiva: o que é e quando é necessária?
As deformidades dentofaciais podem causar problemas?
Como mencionado anteriormente, as deformidades dentofaciais são bastante comuns.
É muito provável que você já tenha ouvido alguém falar que possui a “mordida errada”; este é um dos problemas causados pelas deformidades dentofaciais. A má oclusão pode trazer diversas consequências para o paciente, como:
- dificuldade na mastigação;
- desgaste dos dentes;
- perda dos dentes;
- bruxismo;
- entre outros.
Além da má oclusão, as alterações também podem causar ou intensificar problemas respiratórios. Outras áreas da vida dos pacientes, como a estética e, por consequência, a saúde emocional, também podem ser afetadas.
Como tratar as deformidades dentofaciais?
Para iniciar o tratamento de correção, é necessário que haja uma avaliação de um profissional especializado para que a gravidade do quadro do paciente seja identificada. É a partir desta avaliação que o tipo de tratamento será definido.
Em casos mais simples de deformidades dentofaciais, o tratamento pode ser feito somente com o uso de aparelho ortodôntico.
Saiba mais sobre o uso do aparelho em nosso artigo Aparelho ortodôntico: quando começar a usar?
Já nos casos mais complexos e de maior gravidade, há o tratamento realizado por meio da cirurgia ortognática.
Este procedimento tem o objetivo de proporcionar uma correção óssea, e o caminho a ser seguido na cirurgia pode variar de acordo com o problema apresentado pelo paciente. Por exemplo: pode ser que seja necessário encurtar a mandíbula ou, em outros casos, alongá-la.
Procure um especialista
A definição do tratamento adequado para as deformidades dentofaciais deve ser realizada por um profissional especializado, e, tratando-se de crianças e adolescentes, a avaliação de um odontopediatra é fundamental.
Para marcar uma consulta e tirar todas as dúvidas sobre o tema, fale com a nossa equipe no WhatsApp.